
Comunicação de séries de faturação à AT e impressão do ATCUD.
A comunicação das séries é obrigatória!
A partir de 1 de janeiro de 2023 não será possível emitir documentos sem o ATCUD.
Tem internet no computador, o que fazer no software de Faturação?
1- Atualizar o seu software de Faturação.
2- Contactar o seu contabilista para criar as credenciais de subutilizador e senha da Autoridade Tributária, para comunicar as séries de documentos por webservice.
3- Registar as credenciais de subutilizador e senha da Autoridade Tributária, no seu software de faturação, e proceder à comunicação.
Não tem internet no computador, o que fazer no software de Faturação?
1- Atualizar o seu software de Faturação, verificar qual a série de documento que cada tipo de documento utiliza. (Fatura Simplificada, Guia de Transporte etc…)
2- Contactar o seu contabilista, para registar as suas séries de documentos manualmente nas finanças e obtenção do código de validação para cada série de documento.
3- Registar os códigos de validação para cada série de documento, no seu software de faturação.
Mas o que é o ATCUD? (Código Único de Documento)
É um código de validação das séries dos documentos, atribuído pela Autoridade Tributária, que faz parte da composição do QR Code, e tem de estar visível, de forma independente nos documentos de faturação, desde faturas, faturas simplificadas, faturas/recibo, notas de débito ou notas de crédito, até todos os restantes documentos fiscalmente relevantes, incluindo documentos de transporte, documentos de conferência e recibos, passam a incluir, obrigatoriamente, este código.
Mas o que vai mudar com ATCUD e o QR Code?
O seu cliente pode ler o código das suas faturas, através de um leitor de Código QR, e proceder de imediato ao registo da fatura no portal e-fatura. No fundo, esta simplificação, potenciada pelo QR Code e ATCUD, representa uma segunda oportunidade para que o cliente possa deduzir automaticamente as despesas em sede de IRS. Até agora, caso o contribuinte não pedisse para inserir o NIF no momento da compra, essa fatura estaria “perdida”.